Notícia

Publicidade em smartphone e tablets. Há alguma diferença?

14/09/11

A popularização dos dispositivos móveis vem resultando em um frequente aumento da preocupação com a “mobilidade” da presença online. As empresas estão se preocupando em como as pessoas que as visitam com Smartphones e tablets estão recebendo o conteúdo.

Por muitas vezes as pessoas têm achado que basta fazer um site que fique bom na tela do iPhone que tudo está resolvido, mas “o buraco é mais em baixo” ou melhor “existem várias telas para o mesmo conteúdo“.

Hoje já temos diversos aparelhos diferentes no mercado, tela dos mais diversos tamanhos e diferentes resoluções. Nos tablets é ainda maior a diferença, já que a pessoa que navega em um tablet é diferente da pessoa que navega em um smartphone. O usuário de tablets muitas vezes vai estar usando uma conexão wifi, vai estar mais confortável para o uso e obviamente tem mais espaço na tela.

Devemos lembrar que estas diferenças de tela são complexas e devem ser levadas em consideração no design de qualquer website. Se os tablets tem mais espaço tela, eles devem ser mais parecido com o website para desktop? Ou deve ser o mesmo que é utilizado no smartphone?

Estas questões são pontuais e relativas à cada projeto. Você deve identificar qual é o motivo da navegação do usuário. Por que ele acessa o seu site e o que ele procura lá? Respondendo está pergunta você vai estar mais preparado para decidir como deve ser o seu site em desktop, tablets e smartphone.

Na hora da construção de qualquer publicidade ou conteúdo para dispositivos móveis tome como exemplo estes dados sobre o mercado americano:
Fonte: Midiatismo