Sem categoria

Employer branding: como o design fortalece a marca empregadora

22/01/26

Você sabe o que é employer branding? Também chamado de “marca empregadora”, o conceito trabalha a gestão estratégica de uma determinada marca em relação a seus colaboradores. Em suma, o employer branding envolve a busca de uma empresa por atrair e reter talentos, de forma a se mostrar como um lugar de desejo para profissionais da área.

É possível que toda empresa tenha algum nível de investimento em employer branding, e isso certamente facilita na formação de uma equipe verdadeiramente produtiva, especialmente no médio e longo prazo. Vamos entender um pouco melhor sobre isso e como o design tem papel fundamental.

Employer branding versus Endomarketing

Muitas pessoas confundem employer branding com endomarketing. Ainda que haja algumas intersecções entre as duas estratégias, é importante compreender que a base desses conceitos é muito diferente.

Endomarketing é o conjunto de estratégias voltadas ao público interno de uma empresa (colaboradores) com o objetivo de engajar os funcionários e promover uma cultura organizacional saudável. Entre as principais ferramentas do endomarketing, estão os eventos internos, cursos, intranet corporativa, comunicação interna.

Employer branding é o conjunto de estratégias voltadas à percepção da organização dentro e fora dela, a fim de torná-la uma marca desejável para profissionais. Entre as principais ferramentas do employer branding, estão a reputação da marca no mercado de trabalho, a capacidade de atrair e reter talentos, e a satisfação dos colaboradores.

Como o design atua nas estratégias

Nas intersecções do employer branding com o endomarketing, a comunicação interna, as plataformas de treinamentos e até mesmo os processos de onboarding da empresa precisarão de uma unidade no tom de voz, na forma de comunicar e nas cores dos materiais, por exemplo. É aí que entra o design!

Sabendo que design não é apenas estética, mas experiência, é fundamental desenvolver um ambiente físico e digital pensado no bem-estar, com unidade de cores e formas que resumam os valores e a missão da empresa. É essa unidade que se torna a liga que conecta tudo em uma marca, tornando-a realmente atraente aos profissionais.

Design como ferramenta de atração de talentos

As páginas de cadastro de currículos e landing pages de processos seletivos estão intimamente conectadas com o employer branding: elas devem ser bem construídas e mostrar de forma clara as etapas na carreira que um profissional pode ter na empresa. Junto disso, os conteúdos visuais devem estar atrativos e conectados com a realidade do dia a dia da empresa!

Employer value proposition

Por fim, quando se fala de employer branding, é fundamental destacar a importância do EVP: trata-se do pacote de ofertas e valores que tornam a empresa única e valorizam o profissional, a fim de reter talentos. Salários, benefícios e políticas de promoções, bem como flexibilidade de horário, cultura organizacional e ambiente de trabalho se enquadram nesse conceito.

Em suma, o design da empresa deve estar alinhado com sua missão, visão e valores, que devem nortear tudo, incluindo a relação da marca com a equipe de colaboradores.