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User Generated Content: 5 marcas que trabalham com UGC

20/08/25

Se você trabalha com marketing digital, provavelmente você realiza projetos com UGC, mesmo que não o faça de forma consciente. Trata-se do User Generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo Usuário, em português.

Nas estratégias de marketing, existem várias maneiras de utilizar o conteúdo que o usuário gera de forma orgânica nas redes sociais, e todas elas podem trazer diferentes tipos de resultados.

Estratégias de UGC podem envolver campanhas com hashtags nas redes sociais que ampliem o engajamento, avaliações de produtos e serviços em comentários e avaliações (seja no Google ou no TripAdvisor, por exemplo), coleta de dados da jornada e experiência do usuário para relatórios, e até melhoria no SEO com base no que os usuários publicam sobre uma marca.

imagens ilustrativas: Envato

Que tal ver exemplos de 5 marcas que souberam fazer um bom trabalho com UGC?

1- Adobe

Uma das melhores formas que a Adobe encontrou de mostrar funcionalidades de suas ferramentas foi o uso da hashtag “#adobe_perspective” nas redes sociais. Designers do mundo todo mostram o que conseguiram fazer com seus softwares, e ao publicarem as imagens, ajudam a demonstrar os benefícios da Adobe de forma que uma campanha tradicional dificilmente conseguiria.

2- Destination Canada

A agência de divulgação do turismo no Canadá criou, em 2016, a campanha Canada Explore. Em vez de produzirem vídeos ou fotos próprias, a instituição comprou os direitos de vídeos e fotos publicados nas redes sociais por usuários que foram visitar o país.

3- Ruffles

Outro grande exemplo de UGC é a marca de batatas chips, que faz frequentes campanhas para escolher novos sabores a serem lançados. Com isso, ela permite que os próprios consumidores escolham qual sabor será lançado, gerando envolvimento do público – e ainda garantindo boas vendas no lançamento.

4- Parque Yosemite

O parque nacional de Yosemite, nos Estados Unidos, comemorou seus 100 anos compartilhando fotos de memórias das pessoas em meio às suas paisagens, junto com histórias que elas viveram no parque.

5- Netflix (Stranger Things)

Para o lançamento da segunda temporada da série Stranger Things, a Netflix lançou um filtro que transformava selfies das pessoas em personagens da série, o que certamente gerou uma grande quantidade de usuários divulgando a série!