Sem categoria

7 avanços na pesquisa do Google

21/06/24

Recentemente, o Google anunciou novos mecanismos e formas de se fazer pesquisa na plataforma, especialmente por meio do uso da Inteligência Artificial. Nem todos estão disponíveis, e certamente vai demorar algum tempo para que se consolidem. Mesmo assim, são mudanças significativas para a experiência online, bem como para novas estratégias de SEO das empresas.

Mas quais são esses recursos? Vamos ver alguns:

1- Pesquisa por meio de vídeo

A pesquisa no Google ganhou uma nova possibilidade com base na IA que pode ajudar muitas pessoas. Será possível subir um vídeo com algo e perguntar a respeito do vídeo, como podemos ver abaixo:

2- Resultado rápido em IA

Assim como nas plataformas de IA, como o ChatGPT, o Google também trará resultados rápidos em formato de texto criado diretamente para o usuário. Este é talvez um dos resultados mais polêmicos, visto que pode reduzir o número de visitas a sites que oferecem essas informações e dependem dos cliques.

3- Circular fotos para pesquisar

Imagine assistir a um vídeo, poder pausá-lo e circular o vestido que a atriz usa na cena para buscar por ele nas plataformas de venda. Isso é cada vez mais acessível com a ferramenta de busca do Google, conforme podemos ver no vídeo.

4- Pesquisa múltipla

Outra nova possibilidade do Google App é que o usuário faça pesquisas múltiplas, em que é possível apontar a câmera para um objeto (ou subir uma imagem já presente no aparelho) e acrescentar uma pergunta em relação a ele. Viu uuma igreja e gostaria de saber qual o estilo arquitetônico? Ou tem um objeto que você não sabe para que serve? Mande a foto, e a IA vai reunir as informações para responder.

5- Comprar algo que não existe

A mescla entre o Google Shopping e a tecnologia de IA deve transformar significativamente a experiência de compra e venda. A partir da pesquisa realizada, o Google pode gerar imagens fotorrealistas com a IA, e assim facilitar o acesso a produtos que correspondam a essas imagens. Quem sabe, no futuro, não tenhamos marcas dispostas a criar aquilo que os usuários pesquisaram? Assim, talvez um dia você possa buscar por um “banco de madeira no formado de uma girafa verde sentada”, e alguém estará disposto a criá-lo!

6- Roupas em modelos reais

Mais do que apenas ver uma roupa na plataforma de vendas e tentar imaginar como ela vai ficar por meio das medidas, agora é possível vê-las em diferentes modelos reais. Assim você consegue imaginar como ela vai combinar com seu tom de pele e tamanho!

7- O fim dos resultados em branco

Por fim, vale ressaltar que o uso da IA pelo Google no campo de buscar permitirá que todas as pesquisas sejam encontradas. Assim, pesquisas complexas, com perguntas que antes poderiam vir sem nenhuma resposta, agora terão resultados, mesmo que gerados pela IA. Caberá a nós, assim como em todas as pesquisas, usar o bom senso e a reflexão humana para compreender se o resultado satisfaz o nosso interesse.