Conteúdo “relevante e envolvente”. O “conteúdo é rei”. “A base do marketing na internet é o conteúdo”.
O que não falta por aí são regras e mais regras, dicas e mais dicas de como criar um bom conteúdo para sua marca. Afinal, seu público vai precisar encontrar conteúdo de qualidade para ter credibilidade na marca e, em consequência, fazer uma compra.
Essa é a regra básica do marketing de conteúdo, e segue funcionando de alguma maneira, mesmo com as mudanças constantes nas redes sociais e na dinâmica do comportamento online.
Mas é preciso pensar em duas questões fundamentais para que uma marca produza conteúdo relevante.
Vamos a elas?
Mesmo que haja muita variação na maneira de produzir conteúdo conforme a marca, o setor e outras características de cada empresa, é fundamental criar um senso de comunidade para que o público-alvo se sinta acolhido.
Em certa instância, o time de produção de conteúdo precisa se “esquecer” um pouco das vendas. Com isso, é possível desenvolver um pensamento que busque encontrar um conteúdo que reúna os interesses do público-alvo. O importante é falar sobre aquilo que agrega as pessoas dentro das suas redes.
Essa ideia é a que leva uma marca de refrigerantes a criar um canal de humor, com comediantes parceiros envolvidos em quadros de piadas. No fim das contas, a marca acaba sendo associada a um ambiente agradável e feliz, mesmo que a conexão entre refrigerante e piada não seja imediata. Enquanto isso, uma marca de energéticos segue estimulando os esportes radicais como forma de gerar valor para a bebida.
Se a sua marca produz alimentos saudáveis, você pode se aliar à comunidade praticante de esportes. Se a sua marca produz eletrônicos, é possível criar uma comunidade em torno dos amantes de games. Com uma comunicação bem feita, é possível criar as mais diversas comunidades em torno da sua marca!
Em um certo nível, a produção de conteúdo de uma marca pode se voltar para uma visão mais ampla do mercado em que ela atua, de forma a estimular as pessoas a seguirem com suas paixões e seus modos de vida. Afinal, tudo o que você quer é que as pessoas continuem apaixonadas por uma área da vida que as faça permanecer clientes da sua marca.
É por isso que uma companhia aérea pode fazer conteúdo sobre viagens, com dicas de como fazer malas ou indicações de locais para visitar nas cidades que são seus destinos (ou até outras). Essa mesma companhia pode fazer parceria com influenciadores de viagens, mesmo que não fale diretamente do voo em si.
A ideia de criar uma comunidade é o que pode levar uma rede de livrarias a falar de literatura, estimulando a participação das pessoas em eventos da área, ou criando um clube do livro, por exemplo, mesmo que essas medidas não levem o público a comprar na loja diretamente.
Uma marca de alimentos orgânicos, por exemplo, pode produzir conteúdo voltado à alimentação saudável, estimulando o consumo de frutas e legumes, mesmo que ela não produza estas frutas e legumes. O importante é que mais e mais pessoas continuem um estilo de vida voltado à alimentação saudável, o que gerará demanda para a venda de seus produtos se forma indireta.
Há 10 anos no mercado, a ISSOaí já ajudou mais de 400 clientes a atingirem suas metas e sonhos. Atuamos em todo o Brasil e países como EUA, Portugal, Itália, Austrália e Angola.
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