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Manifestações sobre apresentador de TV ensinam sobre posicionamento de marca

01/07/21

Você já refletiu sobre como manifestações de consumidores podem interferir na relação das marcas com o público? Uma história recente pode contribuir para esse debate.

Recentemente, um apresentador de TV fez declarações homofóbicas e preconceituosas em seu programa. O jornalista Sikêra Jr, que comanda o programa Alerta Nacional, da RedeTV, reclamou de uma propaganda favorável às pessoas LGBTQIA+ (imagem acima), e proferiu ofensas à empresa Burger King.

Após o ocorrido, manifestações na internet o acusaram de preconceito e alertaram as marcas que patrocinavam o programa. Em poucos dias, diversas empresas cancelaram seus contratos de patrocínio com o programa, incluindo Hapvida, TIM e MRV. Até mesmo o Magazine Luiza, que não patrocinava o programa, anunciou que impediria sua propaganda de aparecer no canal da emissora no Youtube. O apresentador chegou a se pronunciar a respeito.

Em todos os casos, as marcas buscaram se desvencilhar de uma pessoa que se mostrou preconceituosa, de forma a garantir coesão entre suas ações e seus discursos, que sempre buscam promover uma sociedade mais justa e positiva.

O que sua marca tem a ver com isso?

O importante deste episódio do ponto de vista do Marketing é compreender que as bandeiras estão associadas. Se a sua marca se diz contra o preconceito, ela precisa estar atenta aos movimentos dos nomes associados a ela.

Afinal, sempre que uma marca se associa a um programa de TV, veículo de comunicação ou evento esportivo, por exemplo, ela se associa de certa forma às pessoas que os representam, e por isso está sujeita a discordâncias. Dependendo da situação, é possível divergir e continuar apoiando o projeto, mas muitas vezes é preciso se dissociar, como ocorreu neste episódio.

Caso a marca decida continuar apoiando um projeto após casos como o do apresentador Sikêra Jr, é importante que a empresa tenha consciência de seu posicionamento, e esteja preparada para assumir os riscos.