O que as pessoas querem das marcas? Com as mudanças causadas pela pandemia, diversas concepções também mudaram no público consumidor. É o que indicam as pesquisas do Barômetro Covid-19, da Kantar Ibope Media. Os resultados das pesquisas indicam como o público cada vez mais acredita na importância de as marcas se mostrarem prontas para ações contra a propagação do novo coronavírus.
No mês de março, um em cada quatro brasileiros esperava que as marcas se envolvessem no combate à pandemia, mas em agosto de 2020 esse número foi para um em cada três. Além disso, 23% dos entrevistados afirmaram desejar que as marcas evidenciem que a crise pode ser derrotada, e 16% dos consumidores esperam que estas ações sejam práticas e realistas.
Estes resultados de pesquisas vêm na esteira de pesquisas que comprovam como os consumidores estão cada vez mais atentos ao propósito que as marcas realmente carregam em suas ações. A tendência já existia, mas a pandemia apenas acelerou o processo que exige questões sociais, econômicas e ambientais no radar das empresas.
O termo “cause washing” já é utilizado para o envolvimento superficial ou falso com uma determinada causa (social, ambiental, etc) por parte de uma empresa.
Agora, o novo modelo exigido cada vez mais pelos consumidores é o de causas entranhadas no núcleo da empresa, e não mais apenas como estratégias de marketing. No entanto, isso não significa que o marketing deva estar “de fora” das campanhas. A diferença evidenciada pelas pesquisas é de que, agora, os temas devem estar presentes antes da etapa do Marketing, mas este será imprescindível para alcançar o público e passar a mensagem da melhor forma possível.
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