Notícia

93% das empresas se preocupam com excelência da gestão

19/04/12

Levantamento feito pela Fundação Nacional da Qualidade mostra que as maiores preocupações das organizações brasileiras são melhores resultados, relacionamento com cliente e gestão de pessoas

Uma pesquisa inédita realizada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com 309 empresas brasileiras revela que 93% das entrevistadas se preocupam com a busca pela excelência da gestão. Considerando os mais diversos aspectos do negócio, as maiores preocupações das organizações são melhores resultados, relacionamento com cliente e gestão de pessoas, respectivamente.

O estudo, divulgado em janeiro de 2012, mostra também que 99% das organizações acreditam que investir e aperfeiçoar a administração do negócio contribui para o aumento da sua competitividade. Cerca de 42% das entrevistadas destinam até 2% de seu faturamento para programas de melhoria da gestão; enquanto 13% das empresas direcionam um montante acima de 10%. Por outro lado, apenas 8% dos participantes afirmam que não investem financeiramente na busca pela excelência.

Ainda de acordo com o levantamento, 88% das organizações dizem que têm investido recursos não financeiros para melhorar sua gestão, como, por exemplo, políticas para capacitar e motivar colaboradores, ações socioambientais e programas de ouvidoria e fidelização de clientes.

Além disso, os participantes consideraram que os três setores da economia que mais investem e se preocupam com a excelência da gestão são, na ordem, automobilístico, energia elétrica e químico e petroquímico.

Para o superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, os resultados da pesquisa apontam que, pouco a pouco, tem aumentado a preocupação das empresas brasileiras em disseminar internamente a cultura da boa gestão.

“Ambientes altamente competitivos, pressão para redução de custos, questões socioambientais, o crescimento da economia, a mitigação dos efeitos da crise financeira mundial e o surgimento de novas oportunidades de negócios, como o pré-sal, são fatores que têm desafiado empresas de diversos segmentos e regiões a buscar a excelência da gestão”, conclui.

Fonte: Portal HSM