Artigo

5 vantagens de se ter um Podcast

12/04/17

A mídia que mais cresce no Brasil trará proximidade com seu público e ainda informação direta. Conheça os benefícios do podcast!

Criado em 2004, o podcast é uma mídia em plena evolução no Brasil. Certamente a galera do Jovem Nerd, teve influência direta na expansão da mídia, não a toa hoje são os grandes produtores que temos no mercado. Porém, seu crescimento nunca deixou de parar. Certamente nos últimos 5 anos, a mídia teve um “boom” que avançou por diversas categorias, e hoje contamos com diversos formatos de programas para consumidores assíduos.

Se você não sabe o que é podcast, podemos classificá-lo como um programa sonoro para internet, distribuído para celulares, tablets, notebooks, e demais aparelhos. Hoje a grande vantagem do podcast é sem dúvida sua mobilidade, mas essa não é a única questão. Confira a lista com ao menos 5 vantagens para se ter um podcast.

1. Informação mais pessoal

Atualmente, uma das lutas das marcas é para se humanizar. O Podcast não só ajuda nisso, como ele também aproxima marca de consumidor. Por ser uma mídia que pode ser consumida a qualquer hora, gratuitamente, e com um conteúdo de qualidade, as marcas conseguem passar suas informações de forma mais direta e com uma linguagem nada técnica, isto é, um bate-papo, entrevistas, curiosidades, facilitam o entendimento do produto/serviço e ainda cria um vínculo com o consumidor final.

2. Acessibilidade

Diferente dos vídeos do youtube, onde o usuário precisa parar 5, 10, 20 minutos para assistir ao conteúdo, o podcast se tornou um companheiro para qualquer momento. O conteúdo pode ser baixado para o aplicativo ou escutado por streaming. Quem manda é o usuário. No caso de baixar, o conteúdo fica armazenado no dispositivo, e o ouvinte pode consumir aquele conteúdo a hora que for. Alias, por ser apenas audio, o peso dos arquivos são infinitamente menores que um vídeo, podendo ser compartilhado e distribuído de forma fácil, rápida e muito segura.

3. Qualidade

Os podcasts se destacam por serem totalmente flexíveis. Podem ser feitos programas de 5 minutos a 3 horas. A diferença esta no tipo de informação que você quer passar. O fato de ser fácil de produzir o conteúdo possibilita a captação de informação de qualidade, isto é, ir entrevistar um especialista captando com o gravador do próprio celular, já funciona muito bem. Isso traz credibilidade e ainda ajuda o consumidor/ouvinte, a te entender melhor.

4. Preço

Atualmente os podcasts são mídias distribuídas de forma gratuita na internet. Sua real função é realmente agregar valor a marca / pessoas que ali estão. Além disso, a mídia com frequência, aumento de público e qualidade de conteúdo, pode atrair publicidade. Não é difícil encontrar podcasts que se tornam fonte de renda para seus produtores, isto porque, a marca cria para si um público fidelizado, curioso pelo seu conteúdo, e para anunciantes, este é um prato cheio!

5. Frequência

Por ser uma mídia de ser fácil de ser consumida, produzida e distribuída, a frequência também se torna algo flexível. Obviamente que assim como qualquer conteúdo produzido para internet, a frequência é importante para dar cadência aos ouvintes, ou seja, para que eles saibam o que esta por vir e quando esta por vir. Porém, podcasts podem ser publicados quinzenalmente, semanalmente e até diariamente, tudo depende do seu apetite em entregar informações para o seu público.

Enfim, o podcast torna-se cada vez mais influente entre as mídias digitais. Investir nele é barato, rápido e eficiente.