Você sabe das tendências para 2023? Sempre que um ano acaba, é interessante observar as tendências do mercado, seja no marketing e publicidade, seja na mídia e comportamento das pessoas. Observar as tendências é uma forma importante de tentar sair na frente, independentemente da área de atuação da sua empresa.
Portanto, selecionamos algumas tendências para 2023 que são importantes de observar e atentar-se ao longo do ano. Se a tendência fizer sentido para algum dos objetivos de sua empresa, você pode tentar aplicar algo relacionado.
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Cada vez mais profissionalizado, o mercado de influenciadores segue crescendo e se tornando ainda mais forte. Entre as tendências para 2023, os influenciadores se tornarão cada vez mais embaixadores das marcas. Isso significa que as marcas podem e devem encarar influencers como empresas parceira. O site Mundo do Marketing lembra um exemplo em sua matéria: o youtuber Skorpion, em 2022, foi o primeiro influenciador a ter um stand individual na BGS (evento da games), provando essa tendência.
Infelizmente, todos os prognósticos econômicos para 2023 indicam que o mundo enfrentará desafios econômicos, com o poder de compra das pessoas reduzido e tendências de inflação que devem aumentar preços de assinatura dos canais de conteúdo na web. Segundo o estudo da Kantar, publicado pelo Meio e Mensagem, os profissionais de marketing deverão se atentar à entrada de novos canais de vídeos, streaming e mídias sociais.
Essa ampliação de possibilidades, com redução nas vendas, deve diluir os orçamentos e audiências para campanha. O mesmo estudo indica que os lançamentos de conteúdo podem se diluir ao longo do tempo. Assim, um curso online pode ter um lançamento mais demorado, ou talvez dividido em módulos, para abarcar mais pessoas ao longo do tempo – e ter mais retorno do investimento. Essa mesma medida pode ser adaptada para podcasts, filmes, projetos de vídeos, entre muitos outros.
A possibilidade de lançamentos espaçados leva ao item a seguir.
A venda de publicidade continuará por parte dos influenciadores, mas talvez eles precisem de uma forcinha dos produtos licenciados, livros e projetos plurais de criadores de conteúdo. Com isso, é preciso lançar mão da criatividade para estabelecer novas maneiras de captar receita.
Isso significa que sua empresa pode fazer parte de projetos muito maiores do que apenas parcerias e publicidade tradicional dos produtores de conteúdo. O lançamento de produtos pode ser a salvação em um ano de crise.
Produzir vídeos já é uma prática fundamental em quase todas as estratégias de produção de conteúdo. O que precisa ser ajustado ainda mais é o formato deles: cada plataforma pede um conteúdo diferente! Enquanto os vídeos no Youtube devem ser mais longos e com profundidade (e seu público pode gostar até mesmo das lives), os vídeos no TikTok precisam ser mais dinâmicos, e os do Instagram (Reels) talvez precisem viralizar um pouco mais, dada a forma como a rede social entrega os vídeos.
É importante definir, também, em qual rede social sua marca estará: onde faz mais sentido? Onde está o público?
As estratégias de valorização da experiência híbrida vêm com tudo. A tendência para 2023 indica que as empresas devem focar tanto na experiência online (atendimento, redes sociais, e-commerce) quanto na experiência offline (lojas físicas, experiência do usuário, entrega do produto). Também chamada de omnichannel (por exigir cooperação entre todos os canais de relação com o cliente), a estratégia de experiência híbrida exige preocupação com a inclusão de diversos tipos de clientes, personalização e inovação.
Há 10 anos no mercado, a ISSOaí já ajudou mais de 400 clientes a atingirem suas metas e sonhos. Atuamos em todo o Brasil e países como EUA, Portugal, Itália, Austrália e Angola.
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