Existem campanhas de marketing com as mais diversas finalidades: fortalecer marcas, ajudar na divulgação de produtos, melhorar a imagem de uma empresa, entre outras. Sem contar as muitas campanhas de marketing social que visam conscientizar as pessoas (sejam elas feitas por iniciativas privadas, ONGs ou instituições governamentais).
Quando vemos algumas dessas campanhas de marketing, podemos absorver muita informação e muitas ideias para futuras campanhas.
A PUMA anunciou, por meio de entrevista, que vai lançar uma plataforma chamada #SheMovesUs, que visa incentivar a prática de esportes entre as mulheres. A campanha, de médio e longo prazo, deve aproveitar que as mulheres são cada vez mais praticantes de esportes, mas ainda não tanto quanto os homens. A visão da oportunidade veio com os números de atletas mulheres nas Olimpíadas de Tóquio.
Note como o incentivo à prática esportiva entre mulheres tangencia os objetivos da marca: o consumo dos produtos da PUMA será efeito do aumento da prática de atividades físicas. Com isso, a marca não apenas promove uma campanha que vai além da venda, como também se fortalece ao mostrar ao público que se importa com a comunidade e a saúde das pessoas.
Com casos de covid em alta e baixa adesão à vacinação no estado da Carolina do Norte, nos EUA, uma campanha curiosa chama atenção: o veículo de uma funerária fictícia convida as pessoas a “não” se vacinarem. O letreiro, em seguida, diz: “Vacine-se agora. Caso contrário, vejo você em breve”.
A ideia criativa veio da agência Booke Oakley, apoiado pela StarMed Healthcare, que tem vacinas disponíveis contra o vírus – e para onde leva o site divulgado no veículo. A campanha não foi paga pelo centro médico, mas uma iniciativa da agência.
Com isso, além de incentivar o público a fazer algo tão importante quanto se vacinar, a agência certamente ganha credibilidade e mídia, mostrando ao mundo que é capaz de ter ideias diferentes.
Ganha a comunidade, que pode ver um aumento de vacinados, e ganha a agência.
As redes sociais são fundamentais nas relações entre as pessoas, mas a um custo alto. O Instagram está ciente disso. Após pesquisas que indicam que jovens sofrem com problemas de autoimagem, depressão e ansiedade em função do uso da rede social. A campanha “Yours to Make” tem o objetivo de fazer com que jovens adultos se sintam melhores no próprio corpo e deem menos atenção a opiniões alheias.
É interessante notar que, com esta campanha, o Instagram tenta corrigir um problema causado pela própria rede social. Isso tende a melhorar a imagem das pessoas a respeito da plataforma, além de contribuir para que mais pessoas continuem usando o aplicativo.
É comum que muitas marcas enfrentem problemas assim. Essa campanha nos mostra que é possível criar campanhas com o objetivo de reduzir danos, o que ainda aumenta a percepção positiva da marca.
O Guaraná Kuat lançou uma campanha chamada “Meu País Minas Gerais”. O objetivo é valorizar os sabores, gostos e características da comida mineira, bem como as riquezas do segundo maior estado do Brasil – e talvez o mais amado de todos.
É interessante notar como a capanha focada em um único estado marca o retorno da marca de refrigerante à conversa com o público – já que o guaraná do grupo Coca-Cola Company não fazia campanhas há cerca de 10 anos.
Apesar de ser vendido em todo o país, o refrigerante optou por focar sua campanha em uma única região. A ideia é boa: permite que as medidas dos resultados sejam mais certeiras, e ainda limita o “retorno” da marca. Muitas vezes, é mais vantajoso restringir uma campanha. Quem sabe a Kuat não vai fazer uma sequência de campanhas focada em diferentes estados?
O site de vendas de artigos para pets PetLove resolveu “ressuscitar” a famosa Priscila, do extinto programa TV Colosso. O objetivo é chamar atenção do público para a marca.
É interessante ressaltar que o programa de TV, que foi exibido entre 1993 e 1997 na Globo, está na memória de pessoas que hoje são adultos e, portanto, têm pets em casa. Trata-se de uma escolha inteligente para atingir exatamente o público-alvo do site de vendas.
Há 10 anos no mercado, a ISSOaí já ajudou mais de 400 clientes a atingirem suas metas e sonhos. Atuamos em todo o Brasil e países como EUA, Portugal, Itália, Austrália e Angola.
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