Notícia

21 milhões de brasileiros ouvem podcast frequentemente

29/04/21

Uma pesquisa realizada pela plataforma de podcasts Orelo revelou que o número de brasileiros ouvindo podcasts é maior do que nunca. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa, nada menos que 21 milhões de brasileiros (cerca de 10% da população) ouvem podcast com frequência. Segundo a mesma pesquisa, 16 milhões desses ouvintes escutam programas de áudio diariamente, enquanto o número total de ouvintes é de 48 milhões (incluindo os menos assíduos).

A pesquisa, que revela números interessantes e representativos de um hábito cada vez mais comum, também identificou 96 milhões de ouvintes totais de podcast na América Latina, e reitera os números que confirmam o Brasil como segundo país do mundo em ouvintes totais de podcast, atrás apenas dos Estados Unidos.

Mais produção e mais dinheiro

O Brasil tem mais ouvintes de podcast porque tem mais programas sendo lançados, ou tem mais programas sendo lançados por ter mais ouvintes?

A famosa “regra da bolachinha” é um ciclo virtuoso que contribui com o aumento. A pesquisa indica, por exemplo, um crescimento de 42% no consumo mundial de podcasts entre 2019 e 2020, enquanto que o crescimento da oferta de programas foi de 80%. No Brasil, no entanto, o número de novos podcasts representa um crescimento de 250% no mesmo período.

Quando o assunto é o dinheiro que envolve a produção de podcasts, podemos ver que os valores crescem nos Estados Unidos ainda que não tenham um cálculo específico para o Brasil. No país que mais consome e produz podcasts no mundo, os gastos publicitários com podcasts chegou à marca de US$ 780 milhões em 202, devendo ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão em 2021.

O que isso nos diz?

A pesquisa apenas corrobora com o crescimento do podcast como mídia importante para a presença do público consumidor, e reitera a importância de estar presente nas produções de áudio.

Mais do que atentar-se a um nicho específico, a empresa que anuncia em podcasts também chega “primeiro” em um mercado em expansão: isso significa que os valores serão mais acessíveis do que podem vir a se tornar com o aumento do consumo da mídia e a disputa maior entre marcas.

Assim como no mercado dos influenciadores, os podcasts são produzidos em grande quantidade, portanto há possibilidades de investir tanto em grandes produções quanto em programas de nicho, o que permite diversificar ainda mais as estratégias.Leia mais sobre podcasts AQUI.

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