Se pararmos para pensar e analisar um pouco, vivemos constantemente rodeados de inúmeros rituais. Sequências de atividades que definimos no nosso dia a dia, a forma como nos preparamos e apresentamos um projeto, cultos religiosos, costumes e atitudes particulares de um grupo, como times de futebol, ou grupo de amigos. Enfim, os rituais estão presentes na nossa vida, e é comum nos identificarmos e encantarmos com alguns deles.
Um dia presenciei o quanto um ritual pode estar também ligado ao encantamento e envolvimento de uma marca. Estava na área de café em uma empresa quando veio um rapaz fazer a substituição do galão de água no filtro. Como estava com um belo uniforme, todo impecável, já me despertou atenção para o que estava fazendo. Isso mostra a importância de todos os pontos de contatos, inclusive um uniforme, serem bem trabalhados.
O rapaz abriu uma maleta, também bonita e impecável, retirou um par de luvas plásticas novas, destas cirúrgicas, e as colocou rapidamente. Isso também me chamou muita atenção, pois só quem já tentou colocar estas luvas sabe como é difícil. Depois, pegou um produto líquido e um pano, e fiz uma assepsia no galão antes de abri-lo. Abriu o galão e fez assepsia no filtro antes de colocá-lo. Colocou o galão com muito cuidado e técnica para não derrubar a água e, mesmo não tendo derrubado, passou um pano no filtro para garantir a limpeza. Talvez, mais difícil do que colocar as luvas, é não derrubar a água, pois também só quem já trocou um galão sabe que é impossível. Enfim, foi uma prestação de serviço perfeita.
Mas só fui me dar conta do quanto àquele ritual da troca de água foi diferenciado e encantador, quando na mesma semana, em outro cliente na área de café, e por ventura presenciando também a troca do galão de água, vi uma pessoa executando o serviço de qualquer jeito, sem assepsia, sem técnica e deixando o filtro molhado. Neste exato momento me recordei do belo ritual que havia presenciado e como, com um simples procedimento e uma pessoa bem treinada e engajada, uma empresa se diferenciou e proporcionou uma experiência positiva e memorável aos que presenciavam seus serviços.
Pode ser que este ritual que presenciei não seja efetivamente um treinamento e orientação que foi dado pela empresa, mas sim uma forma de prestar o serviço pensada por aquele funcionário em questão. Por isso, é muito importante que as empresas pensem em rituais de marca que gerem experiências positivas e memoráveis a seus clientes, e um bom ponto de partida é analisar o comportamento e forma de fazer dos seus funcionários mais engajados e elogiados.
Rituais de marca bem definidos, além de encantarem seus clientes, podem ser uma boa ferramenta de diferenciação e geração de valor, principalmente em mercados comoditizados, onde os produtos em si não apresentam diferenciações técnicas competitivas.