Notícia

Reflexões integradas sobre estratégia e desenvolvimento de futuro empresarial

26/10/12

Este é um texto introdutório de compromisso em que formalizo e delineio aspectos mais relevantes e doutrinários sobre a série de posts que escreverei mensalmente para o Blog HSM, abordando estratégia e desenvolvimento de futuro empresarial.

Há imensa e variada produção intelectual sobre temas corporativos, o que exige cuidados para evitar redundâncias e abordagens superficiais e não contributivas. Assim, registro sete disposições e parâmetros que orientarão a elaboração dos textos que postarei neste canal: Ética

Apesar de premissa e valor óbvios, parece-me imprescindível pontuar como referência maior, respeitando fontes, confidencialidades e tratamento correto de informações e conhecimentos.

Diálogo com o leitor

Coloco-me à disposição do leitor para um diálogo reflexivo e, ao mesmo tempo, pragmático, sobre os desafios e formulações teóricas e práticas para a construção de empresas maduras e sustentáveis, que poderá ser instrumentalizado pelo e-mail.

Consistência conceitual

Uma premissa é pautar a elaboração dos artigos com base em conceitos, fundamentos teóricos e metodológicos sólidos e estabelecidos, referenciados por autores que expressem contribuições profundas e experimentadas.

Pragmatismo

Observância de experiências e casos que enriqueçam cada abordagem temática, através de exemplificações comprovadas de sua aplicação e resultados.

Contexto

Privilegiar o contexto brasileiro, como campo de estudos da atividade empresarial, abrangendo aspectos macro e microambientais, considerando os desafios mercadológicos e competitivos típicos de nossa realidade – obviamente, relacionando com considerações de ordem global.

Escopo

Os artigos construirão uma teia temática que observe, de forma abrangente e interdependente, cultura, economia, empreendedorismo, ética empresarial e executiva, liderança, gestão, marketing, comunicação e outros, sistematizando-se através do exercício do pensamento estratégico.

E, sempre, buscando campos diversos de aplicação – pequenas, médias e grandes empresas; produtos e serviços; atividades privadas, públicas e de terceiro setor.

Parcerias

Em determinados artigos, teremos depoimentos de empresários, executivos, professores e alunos que, por suas experiências, questionamentos e necessidades, possibilitem olhares diversos sobre temas tratados.

Como pilar seminal deste primeiro contato entre autor e leitor, quatro pontos de vista a serem compartilhados:

•    O primeiro refere-se ao contexto mercadológico e competitivo, que exige e exigirá, cada vez mais, qualidade sistêmica das empresas, independentemente de portes e atividades. Índices importantes de mortalidade de empresas e produtos e insuficiência de qualidade de projetos estão presentes de forma disseminada. Com a cautela acerca de generalizações, o mercado é e será cada vez mais complexo, intensivo em suas exigências e rico e diverso em suas oportunidades – e, por outro lado, em ameaças.

•    O segundo, refere-se ao quadro empresarial brasileiro, que evolui de forma importante em sua qualificação de pensamento e práticas estratégicas, preservando-se o óbvio reconhecimento de diversidade. Há significativa e crescente sensibilidade e receptividade para a adoção de conhecimentos e métodos caracterizadores de modelos com perfis mais avançados de profissionalização e geradores de atuações consistentes e competitivas.

•    O terceiro refere-se à responsabilidade vital das lideranças na construção participativa de visões, compromissos, investimento estratégico e respaldo a decisões e caminhos que, invariavelmente, demandam tempo e maturação em sua consecução.

•    O quarto refere-se ao conhecimento como ativo a ser continuamente desenvolvido nas empresas e sobre o qual exercitam-se as condições que constituem o complexo estratégico.

Há que se reconhecer a interdependência de temas que geram atitudes e práticas – algumas mais, outras menos pragmáticas, porém, todas presentes e influentes no quadro de realização, por exemplo, história e cultura organizacional, perfil dos empreendedores, modelagem estratégica do negócio, arquitetura organizacional, cultura de marketing, conceito de recursos humanos, conceitos e modelos de liderança, planejamento e gestão, patrimônio de conceitos e conhecimentos etc.

Ou seja, não se sustentam “soluções pontuais” se o objetivo é construir perspectivas empresariais consistentes de curto, médio e longo prazos.

Há inúmeros temas a serem registrados, explorados e integrados, mas, como primeiro contato com o leitor, deixo estes quatro pilares: contexto mercadológico e competitivo, quadro empresarial brasileiro, responsabilidades de lideranças e conhecimento.

Como reflexão, deixo algumas questões:

•    Qual a compreensão que possuímos sobre estes aspectos? E qual a qualidade de sua fundamentação?

•    Como nossas empresas se apresentam em relação a este conjunto?

•    Qual a nossa responsabilidade e atuação para contribuirmos para esta compreensão e evolução temática?

Até o segundo artigo!

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Consultor e estrategista sênior, pesquisador em estudos interdisciplinares estratégicos e professor universitário em disciplinas de macro fundamentação estratégica e altos estudos empresariais. Possui 30 anos de experiência como executivo, consultor, conselheiro e professor em organizações nacionais e multinacionais, em cerca de 230 organizações através de planejamento, palestras, cursos, consultoria e avaliação de mais de 700 projetos.
Contato: wellington@wellingtoncoelho.com.br

Fonte: HSM por Wellington Coelho