Notícia

O que vem por aí no mercado audiovisual

03/07/12

As novidades apresentadas no InfoComm 2012, principal feira anual do segmento

(*) Por Marcello Fabian, Rodrigo Burgos e Eduardo Tancredi

Os mais recentes lançamentos em equipamentos e tecnologias de áudio, vídeo, projeção, iluminação, cenografia e sinalização digital. Uma semana em Las Vegas (EUA) e já foi possível conferir muitas soluções, produtos e serviços inovadores na área de eventos, interatividade e marketing presencial. Esse foi o tom daInfoComm 2012, principal feira anual do mercado de comunicação audiovisual e sistemas integrados do mundo, que começou dia 9/6 e termina hoje (15/6).

A feira reuniu as principais empresas do setor, e os milhares de visitantes aproveitaram para participar de seminários e workshops, e também para compartilhar suas preciosas experiências das melhores práticas. Depois de percorrer os grandiosos corredores por alguns dias e conversar com muitos profissionais envolvidos, tivemos algumas boas percepções do que vem de tendência por aí.

O destaque fica por conta dos aplicativos interativos que reforçam a integração do high tech com o high touch, em variados modelos de monitores e painéis de LED, projetores e equipamentos de video wall das principais marcas do mercado de tecnologia. E a grande novidade, avidamente aguardada, foi a possibilidade touch screen nas projeções em diferentes superfícies, além dos equipamentos que oferecem transmissão 3D e serão praticamente obrigatórios daqui para frente.

Ainda na área audiovisual, notamos nitidamente o investimento e a preocupação das empresas de equipamento de projeção, como Panasonic, Canon, Vivitek, Optoma em reconquistar o espaço perdido nos últimos anos para as fabricantes de painéis de LED. Eles apostaram no lançamento de projetores que imprimem telas dos mais variados tamanhos em curtíssimas distâncias entre aparelho e tela, o que resolve a recorrente dificuldade em pequenos espaços. E a qualidade de impressão melhorou consideravelmente, até por conta da evolução na qualidade das próprias telas de projeção, mas os preços ainda seguem altos.

Quanto às fabricantes de LED, a maior inovação foram os novos formatos, como a versão Floor para aplicação em pisos e os painéis de alta resolução para totens, que aproximam o LED do público ao diminuir o brilho e aumentar a resolução. E a automação também teve sua importância: muitos equipamentos com mecanismos hidráulicos já permitem que painéis e projetores se movimentem com mais flexibilidade em suas instalações.

No meio de tanta tecnologia, a preocupação com projetos sustentáveis ganhou espaço, especialmente na área de iluminação e cenografia. Os esforços para os equipamentos de luz estavam voltados não apenas para a qualidade, mas principalmente para a redução de consumo de energia e uso de espaços, com instrumentos menores, mais potentes, mais eficientes e com menor gasto energético.

Um show na feira

Completamente diferentes das feiras voltadas para outros mercados, na InfoComm o conteúdo e a apresentação dos produtos são o que realmente importa. Vimos pouquíssimos estandes construídos apenas com o ultrapassado clichê de bufê, recepcionista (aliás, raras recepcionistas) e brindes.

As exceções foram as grandes marcas, como Samsung, LG, Panasonic Christie e Barco, que apostaram em espaços muito simples e com destaque real aos seus equipamentos. Nesses casos, os técnicos e consultores se mostravam cordialmente dispostos a interagir, demonstrar e apresentar seus produtos de todas as formas possíveis.

Foi uma exposição séria, sem firula gratuita, focada em negócios. O sentimento é de que todos estão – e são – sedentos por conhecimento, novas tecnologias e inovação. Ou seja, a feira voltada para aqueles profissionais que estão acostumados a encantar públicos é objetiva e direta.

No geral, as novidades apresentadas favorecem muito a interatividade para tornar ainda mais marcantes o marketing presencial e as ações experienciais. Agora basta esperar a criatividade dos profissionais e das agências dessa área para ver onde tanta boa tecnologia será aplicada em prol da comunicação de marca.
(*) Marcello Fabian, diretor de atendimento, e Rodrigo Burgos, produtor técnico, ambos da TV1 Eventos, Eduardo Tancredi, responsável por projetos multimídia na TV1 Vídeo, acompanharam esta semana a InfoComm 2012, em Las Vegas (EUA).

Fonte: M&M