
Recentemente, a empresa de cosméticos e perfumes O Boticário realizou uma ação de merchandising na novela Vale Tudo, da Rede Globo. No entanto, a ação foi um pouco diferente do que estamos acostumados: em vez de diálogos positivos sobre o produto, a ação contou com a vilã Odete Roitman reclamando dos produtos e criticando o fato de serem brasileiros.
A situação tem tudo a ver com a personalidade da vilã, que é muito rica e esnobe, e acha que os melhores produtos são estrangeiros.
Mas por que a ação “contra” O Boticário foi diferente, e o que ela pode trazer de “insight” para pensar publicidade nos dias de hoje? É o que vamos ver!
A novela Vale Tudo é uma nova adaptação da novela homônima de grande sucesso de 1988. Recordista de faturamento comercial no horário, a produção já ultrapassou as 75 inserções de merchandising (publicidade dentro da trama) com mais de 16 marcas anunciantes.
Apesar de a audiência da novela não estar entre as maiores dos últimos tempos, superando apenas a antecessora em meio ponto de audiência, a repercussão da produção nas redes sociais tem ajudado a dar visibilidade para a trama.
Após a cena em que Odete Roitman critica a irmã por usar produtos brasileiros, mostrando-se descrente de uma marca nacional, o intervalo mostrou a atriz Débora Bloch valorizando a marca e contrariando sua personagem. “Nessa hora, é bom separar ficção de realidade”, afirma a atriz, antes de proclamar os benefícios do produto para skincare.
A estratégia chamou atenção, primeiramente, por mostrar uma personagem “falando mal” de um produto, algo que historicamente recebeu muitos narizes torcidos de marqueteiros e publicitários, visto que sempre se pensou que a ação deve apenas tratar de um produto de forma positiva. Não foi o caso.
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