A KIA Motors é uma das marcas de automóveis mais famosas do mundo. De origem sul-coreana e presente no Brasil desde 1992, a marca já passou por diversas transformações. Recentemente, em 2021, a empresa remodelou seu logotipo, que passou a ter um design mais abstrato e minimalista, seguindo tendências dos tempos atuais.
No entanto, isso trouxe problemas.
Conforme noticiado no portal B9, uma pesquisa identificou que somente pouco mais da metade (56%) das pessoas reconhecia a marca por meio do novo logo. Com muitas pessoas lendo a marca como KN, KV ou variações, a empresa viu até mesmo pesquisas no Google que tentavam buscar por o que muitos entendiam como uma “nova marca” de carros: a expressão “carro KN” chegou a ter 30 mil pesquisas mensais na plataforma de busca.
Marcas que confundem o público não são novidades. Recentemente, também no Brasil, a rede de lojas OXXO ficou famosa por tentar “educar” as pessoas a pronunciarem “ó-quis-so” em vez de “ôsho”, por exemplo.
O mais importante é que possamos olhar para um logo e avaliar se o público o compreenderá. O ideal é que as pessoas leiam as marcas de forma rápida, afinal é na velocidade do consumo diário que elas terão contato com essas imagens, e como o logo é a “porta de entrada” para o consumidor, é fundamental que ele seja claro e direto.
A criação de um logotipo (e de toda a identidade visual da marca) não é algo simples, pois passa por diversas questões, como o público-alvo, o tema, as tendências de design do momento, entre outras. Por isso, é necessário ter muito cuidado ao definir um logo (seja ele o primeiro ou uma reformulação).
Será que o logotipo da sua empresa pode ser melhorado? Se você deseja refazer a identidade visual, ou se está começando um empreendimento novo, confira algumas coisas que podem ser observadas:
1- A fonte do logotipo está condizente com a marca que você deseja imprimir? Muitas empresas criativas possuem marcas sérias, ou vice-versa, e isso pode ser um problema.
2- O desenho mostrado é claro e não traz duplo sentido? Há logotipos que formam imagens que podem ser mal interpretadas, ou pouco entendidas.
3- Trata-se de um logo que pode ser adaptado em escala? É fácil observar uma marca em tamanho grande na tela do computador… mas e no canto do documento que será impresso? E na marca d’água das imagens? E no perfil da rede social? É preciso levar isso em consideração.
4- O público vai saber “ler” o logotipo? Pessoas comuns conseguirão bater o olho e entender o que está escrito?
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