Notícia

Liderança é competência organizacional

30/03/12

Enquanto o termo “líder” remete a um indivíduo, a liderança é uma competência organizacional “que abrange quem eu sou e as pessoas de que gosto” ou “o diálogo entre mim e aqueles que lidero”. Essas são ideias defendidas por David Ulrich. Segundo o especialista Ross Business School, da University of Michigan, a qualidade da liderança é, para investidores, praticamente tão determinante como as características do setor de atividade e da organização.

Em 2012, Ulrich estará no Brasil para falar de gestão de talentos e desenvolvimento de capacidade de liderança, pois será um dos palestrantes do Fórum HSM Gestão e Liderança 2012, que será realizado em São Paulo nos dias 27 e 28 de março.

Durante sua apresentação na HSM ExpoManagement 2010, o professor explicou que a liderança cria valor para funcionários, clientes, investidores e comunidades. O que os investidores levam em conta é o que Ulrich denomina “marca da liderança”, conceito também explorado em seu livro A Marca da Liderança (ed. Best Business). Ela traduz a maneira como comportamentos de liderança convertem expectativas de clientes e investidores em ações dos funcionários.

Portanto, desenvolver essa marca garantirá que os colaboradores enxerguem, na liderança, o que o cliente espera da empresa e facilitará o alinhamento adequado das ações do dia a dia. Assim, a marca da liderança reflete a marca da empresa, isto é, suas promessas, e distingue os líderes de uma empresa dos executivos da concorrência.

Em artigo publicado pela revista HSM Management, Ulrich afirma que a marca da liderança aparece quando o foco está na liderança, e não nos líderes, e quando as definições partem das expectativas do cliente. Na visão de Ulrich e seu colega Norm Smallwood, é possível cocriar a liderança com base na resposta à seguinte pergunta: “Como o que eu sou se conecta ao meu cliente?”

A liderança tem mais importância do que os líderes porque implica um modelo futuro, não só um fato atual. “Gostamos de nos concentrar nos líderes que são celebridades, escrever sobre eles e imitá-los. Entretanto, é mais importante prestar atenção na liderança como capacidade da organização e não só dos indivíduos”, ressalta Ulrich.

Ele ainda alerta para o fato de que as empresas que têm grandes líderes se enfraquecem quando eles vão embora, enquanto que as empresas com grande liderança seguem prosperando. Grande liderança requer líderes autênticos, que são aqueles que se cercam de pessoas mais brilhantes, mais talentosas e mais capazes do que eles. São, portanto, seguros e autoconfiantes.

Como um líder se diferencia de outros executivos

A marca da liderança pressupõe fazer bem o básico e diferenciar-se dos demais. Para fazer o básico, é preciso ater-se ao “código da liderança”, cinco aptidões que todo líder deve ter:

1. Desenvolvimento de capital humano: diz respeito ao investimento em líderes futuros, carreiras, avaliação, autonomia. Ulrich e sua equipe avaliaram centenas das melhores empresas do mundo e chegaram à conclusão de que, nelas, a alta direção investe entre 20% e 25% de seu tempo desenvolvendo líderes.

2. Gestão de talentos: com foco mais operacional, objetiva incluir as pessoas e envolve treinamento, desenvolvimento, significado do trabalho.

3. Estratégia: procura dar a direção para onde a empresa vai e com que capacitações, considerando a ótica dos clientes.

4. Execução: transforma ideias em ações por meio de disciplina.

5. Capacitação pessoal: diz respeito a quem o líder é e determina sua capacidade de desempenhar bem nas quatro outras esferas, ou seja, de liderar eficazmente. Abrange ética, emoções, relacionamentos, intelecto e saúde, um conjunto de fatores que fazem com que valha a pena ouvir e seguir o executivo.

Esse é o DNA do líder bem-sucedido e diferenciado de outros executivos. Analisando as cinco aptidões do líder, vê-se que algumas se referem ao curto prazo e outras, ao longo. Conclui-se, ainda que a liderança não está vinculada apenas a capacidades individuais e psicológicas, e sim a resultados.

A esse respeito, o autor comenta: “Quando perguntamos às pessoas o que faz com que um líder seja eficaz, quase sempre deparamos com uma maravilhosa lista de atributos. Nosso ponto de vista sobre isso é o de que os atributos constituem só a metade dos requisitos. A fórmula da liderança eficaz é: liderança = atributos + resultados”. Sem resultados, os atributos não têm importância.

Referências:

ULRICH, David. “Marca da liderança”. HSM Management ed.79, mar.-abr. 2010, p.14.

SOUSA, Alexandra. “Líderes de um novo tempo”. HSM Management ed.84, jan.-fev. 2011, p.136.

Fonte: Portal HSM