Notícia

Grandes marcas e suas evoluções na identidade visual

24/10/24

Quando falamos de branding e identidade visual, uma das formas de estudar e compreender a importância do design e das propostas das marcas é observando as transformações que ocorreram em grandes marcas. Afinal, nada como ver na prática o que um processo de rebranding e capaz de fazer.

Muito mais do que analisar o design da logomarca, é importante compreender o sentimento que ela transmite, bem como o novo posicionamento e identidade conforme as mudanças no comportamento do público-alvo e na sociedade como um todo.

Vamos conferir algumas das evoluções na identidade visual de algumas marcas para nos inspirar.

1- Nokia

Recentemente, a Nokia precisou mudar seu foco: de uma fabricante de celulares/smartphones, ela passou a ser uma empresa de tecnologia focada no B2B. A nova identidade visual reflete isso: suas letras simplificadas mostram modernidade e transmitem a ideias de atuar em conjunto com o cliente, já que é assim que funciona um negócio B2B.

2- Johnson & Johnson

A Johnson & Johnson precisou mudar sua identidade visual para reforçar sua presença como uma empresa de soluções em saúde global. Isso significa que a marca precisava destacar sua expertise em tecnologia médica, para além de uma marca de produtos de higiene. Além disso, considerando que sua antiga logomarca não era atualizada desde 1987, a nova fonte adapta a marca para os tempos digitais atuais.

3- Western Union

Nem todo rebranding precisa remodelar tudo na identidade visual de uma marca. No caso da Western Union, a mudança de fonte e cores procurou apenas dar mais modernidade e energia à marca. Assim, a mudança permaneceu com a cor amarela vibrante, a fim de manter a identificação do público.

4- Max

A antiga HBO Max, serviço de streaming que reunia apenas as produções do canal HBO, passou a englobar muito mais produções após a fusão do grupo Warner com o grupo Discovery. A solução encontrada (embora criticada por alguns) foi transformar a HBO Max apenas em Max, indicando ao público que o conteúdo seria mais diversificado (ou maximizado). Note que a palavra Max segue com a fonte antiga da HBO, incluindo o círculo preenchido, que antes ficava na letra O, e agora fica na letra A.

5- Deezer

Para conectar artistas, parceiros e amantes da música, a plataforma de áudio mudou sua marca para um coração roxo que remete às ondas sonoras. Com o objetivo de propor uma personalidade mais ousada a excêntrica, a Deezer abandonou o logo quadriculado anterior.