Notícia

Como a IA traz resultados concretos no marketing

20/08/25

Quer ver como a IA traz resultados no marketing?

Uma notícia do portal Mundo Marketing chama atenção pelos números que divulga: 97,9% dos profissionais de marketing brasileiros planejam ampliar o uso da Inteligência Artificial no trabalho. Dos que utilizam IA de alguma forma, 95,4% já declaram ter aumentado o retorno sobre investimento, além de haver um alto índice de melhora na qualidade das entregas.

O que isso significa?

Além de mostrar que a IA traz resultados em diversos momentos da cadeia de produção na área de marketing, os números mostram que a tecnologia de machine learning não é mais uma questão de diferencial, mas uma parte essencial da rotina.

Com os dados obtidos pela pesquisa “A Realidade do Marketing no Brasil 2025”, da Hubspot, que ouviu 550 líderes de marketing do Brasil, vemos que as estratégias mais promissoras com IA envolvem o tipo de criação que chamamos multimodal, quando a máquina processa e interpreta informações de diferentes mídias ao mesmo tempo (vídeo, texto, áudio etc.).

Ainda segundo a matéria do Mundo Marketing, as empresas estão usando IA não apenas como forma de economizar tempo e recursos, mas porque elas dão resultado e geram acessibilidade a diversos profissionais para o marketing de alto nível.

Possibilidades de uso

O uso de IA por equipes de marketing vai das ações em escala orientadas por dados ao conteúdo visual. A IA facilita a produção de vídeos curtos, conteúdos criados por usuários, interação, entre outras. A análise de dados obtidos em relatórios é outra facilitação que a Inteligência Artificial promove.

Quem não utiliza a ferramenta no marketing pode começar por aí: fornecer dados a uma plataforma para que ela identifique falhas e sugira ações, por exemplo, pode ser um bom começo. A produção de textos, vídeos e outros tipos de conteúdo deve sempre passar pelo crivo humano da qualidade, que deve revisar e observar cada detalhe antes de dar prosseguimento à publicação!