Dicas

Por que você deveria usar a opção “texto alternativo” no Instagram

14/06/19

O Instagram lançou em 2018 uma opção que você já deveria estar utilizando: o texto alternativo. A opção ainda é pouco utilizada, e tem uma função importante: acessibilidade. Isso acontece porque pessoas cegas ou com deficiência visual severa conseguem utilizar softwares que leem os textos das redes sociais, mas a tecnologia ainda não consegue explicar detalhadamente o que está nas imagens em vídeo ou foto.

Embora muitas empresas, políticos e outros produtores de conteúdo tenham utilizados hashtags como #timelineacessível, #acessível, #acc, ou #PraCegoVer, o fato é que a descrição das imagens em textos alternativos pode facilitar bastante na produção de conteúdo.

Por quais motivos devo escrever o texto alternativo?

O primeiro e mais importante motivo para utilizar a ferramenta (seja no Instagram ou qualquer outra rede social, como por exemplo o Twitter) é a acessibilidade. No Brasil, existem cerca de 6,5 milhões de deficientes visuais, e ao não fazer isso, você está deixando de atingir estas pessoas.

Um outro motivo para escrever os textos alternativos é o fato de este texto aparecer quando a foto não puder ser carregada, seja por falha do aplicativo ou por internet lenta, por exemplo, e o texto alternativo pode sanar as expectativas mesmo do usuário sem deficiência visual.

É importante destacar também que a inserção de texto alternativo auxilia na otimização das suas postagens para SEO, já que os “robôs do Google” também leem esse texto. É aí que chegamos na importância de cuidar do texto, o que nos leva ao próximo tópico.

Como escrever o texto alternativo?

Em termos práticos, escrever o texto alternativo do Instagram é simples: ao postar uma foto, na tela para escrever a legenda da foto, olhe para a última opção, em letras menores, e selecione “Configurações avançadas”. Depois, selecione “Escrever texto alternativo”, e pronto, é só escrever.

No entanto, o que muita gente não sabe é “o que” escrever no texto. O segredo é descrever a imagem de maneira sucinta e direta. Portanto, veja abaixo o que precisa ser feito:

  • Procure escrever toda a descrição em cerca de 100 caracteres (na maioria das vezes);
  • Transcreva o texto da imagem, caso haja (mesmo que isso ultrapasse os caracteres);
  • Não abrevie palavras e nem use muitas siglas;
  • Diga a cor de algo quando essa informação for importante para o que está sendo mostrado, ou quando forem poucas cores, como em “eu estou de amarelo e meu amigo está de rosa”;
  • Dê nome aos personagens ou pessoas famosas da foto (pessoas que não são famosas podem ser enumeradas: “5 mulheres sorriem para a foto”);
  • Se for preciso de um emoji, não tenha receio de usar, pois os leitores para cegos leem emojis;
  • Se possível, utilize palavras-chave relacionadas ao tema.

Usar a opção “Texto Alt” no Instagram é uma maneira simples, porém poderosa, de tornar seu conteúdo mais acessível, melhorar seu SEO e aumentar o engajamento do usuário. Seja você um criador de conteúdo ou um pequeno empresário, dedicar alguns segundos extras para adicionar texto alternativo pode fazer uma grande diferença na forma como suas postagens são descobertas e compreendidas. E se você deseja levar sua presença no Instagram ainda mais longe, confira este guia sobre como configurar uma loja online no Instagram para começar a vender diretamente pelo seu perfil.