Notícia

Como avaliar resultados de consultorias na empresa

02/10/12

A gestão de uma empresa tem tudo a ver com o modelo mental dos seus dirigentes. Seus vícios e viéses estarão presentes em todas decisões.Uma consultoria eficaz em gestão é aquela que promove principalmente mudanças no modo de pensar da organização. Isto, aliás, é o mais importante e significativo dos resultados deste tipo de consultoria, pois só assim torna-se possível, no médio prazo, o alcance de metas quantitativas.

Há pouco tempo eu mesmo forcei a finalização de uma de minhas consultorias ao perceber que seus gestores estavam se acomodando em delegar a mim decisões que só cabiam a eles. Se caísse na tentação de fazê-lo, eu me tornaria responsável pelas consequências fossem quais fossem.  Seria um erro. Eles é que são os gestores. Não eu. Um consultor deve atuar como o técnico de um time de futebol. Ele orienta, mas não joga e não marca gols. Ele não é um salvador da pátria.

O empresário que busca uma consultoria de gestão deve saber que soluções reais não estão em pílulas mágicas. Não há respostas fáceis, ainda que muitas consultorias estejam ansiosas para oferecê-las e cobrar muito por isso.Um diretor-presidente que conheço, por exemplo, recusa-se a contratar consultores. Segundo ele, há consultores bastantes por aí que prometem o mundo e não oferecem nada. Ele sabe que não existe uma resposta messiânica aos problemas de sua empresa, e desconfia de qualquer um que alegue tê-la.Antes de contratar uma consultoria,  defina o que você espera conseguir através dela. Diga isso ao consultor já no primeiro instante. E não se esqueça de que consultor de gestão algum deve tomar decisões por você.  O melhor deles sabe que o assento do motorista é seu, e ele se comprometerá com os resultados que você obtiver.

Direi novamente: os resultados são seus. E não dele!

Texto de Abraham Shapiro

Fonte: HSM