Sem categoria

7 formas de melhorar o trabalho em equipe

26/09/25

Hoje é dia de aprender a melhorar o trabalho em equipe.

Gerenciar uma equipe é sempre um desafio. Seja qual for o cargo do líder de uma equipe, ele certamente vai precisar garantir que todos entreguem os projetos no tempo correto, com qualidade e diligência. Infelizmente, sempre haverá falhas (é o que acontece quando somos humanos), mas junto disso vem uma boa notícia: sempre é possível melhorar o trabalho em equipe.

Pensando nisso, decidimos trazer sete diferentes maneiras de fazer com que a equipe, seja ela remota ou presencial, esteja em constante evolução!

1- Comunicação transparente e não-violenta

Faz parte da vivência humana ter atritos e problemas de comunicação. Mas não é preciso um esforço muito grande para melhorar o trabalho em equipe com base na boa comunicação. Estabelecer critérios de transparência por meio de conversas francas é algo que geralmente demanda apenas uma boa conversa.

Os princípios da comunicação não-violenta também se fazem bem-vindos nesse quesito. Os quatro pilares da comunicação não-violenta são: observação (descrever algo que ocorreu sem julgamentos); sentimentos (identificar as emoções despertadas por uma situação); necessidades (compreender a necessidade universal por trás do sentimento) e pedido (formular um pedido concreto e realizável para realizar o que é preciso). Quando conseguimos aplicá-los, pode ter certeza de que a equipe ficará mais “azeitada” nos processos da empresa.

2- Feedback construtivo

Dar feedback com qualidade pode ser uma verdadeira arte! Mas não se preocupe: é fácil e possível aprender a fazê-lo com qualidade. Quando um líder sabe dar um feedback construtivo e orientar os membros da equipe, ela passa a atuar com mais celeridade.

Melhorar o trabalho em equipe é também garantir que as ações positivas serão parabenizadas e as ações negativas serão devidamente apresentadas àqueles que as fizeram, para que deixem de fazê-las!

3- Treinamento e crescimento profissional

Nenhum colaborador será devidamente produtivo e proativo se não sentir que pode crescer na empresa e aprender com o tempo. De forma gradativa e cuidadosa, é possível oferecer desafios e novas oportunidades a todos de uma equipe. Para isso, é preciso que o líder esteja atento às capacidades de cada um, e ofereça oportunidades de treinamento que tragam resultados, sejam internos ou externos.

4- Definição dos papéis e expectativas

O que se espera de um colaborador? Que tipo de trabalho você gostaria de ver nele ou nela? Qual resultado é esperado?

Deixar muito bem especificado o que cada um deve fazer, bem como o que se espera da equipe, é uma das melhores formas de melhorar o trabalho em equipe. Nessas horas, vale a pena reforçar a importância de utilizar ferramentas de gestão para separar as tarefas e permitir que todos entendam os processos.

5- Valorização da carreira e vida do colaborador

Quais os sonhos do colaborador ou colaboradora da equipe? O que essa pessoa busca na vida e quais são seus objetivos?

Pode parecer que isso não tem importância, especialmente quando sai do âmbito do desenvolvimento na empresa, mas o fato é que, para melhorar o trabalho em equipe, um bom líder deve conhecer um pouco mais os seus liderados. Quando você conhece as pessoas para além do trabalho (sem ultrapassar limites do bom senso e da intimidade, claro!), você também passa a valorizar a vida dela como um todo, e a equipe percebe isso.

6- Definição de metas e prazos factíveis – e lógicos!

Por que um relatório precisa ser entregue até quarta-feira? Que diferença faz entregar um determinado trabalho na sexta-feira, se ele será aprovado somente na semana seguinte? De que forma a entrega de um artigo na terça permite uma folga para evitar atrasos ao cliente?

Quando as pessoas entendem o motivo de um prazo e sabem que ele é factível, ou seja, possível de ser realizado, elas passam a compreender os processos, e isso tende a melhorar o trabalho em equipe. Isso é sempre melhor do que “jogar no escuro” e pedir entregas em um prazo que não lhes permita visualizar o porquê.

7- Respeito ao horário de descanso

Em tempos de comunicação instantânea e aplicativos como Whatsapp, Teams, entre tantos outros, além de equipes trabalhando em diferentes horários (ou fuso-horários), é comum que cheguem notificações às 22h, ou aos domingos. E ainda que alguns projetos possam ser urgentes, ou que algumas pessoas aceitem trabalhar em horários alternativos, é preciso estabelecer limites.

Por isso, definir horários de trabalho e tempo de resposta para e-mails e outras notificações pode ser uma ótima ideia. Determine os horários de funcionamento, se preciso, e respeite os domingos e feriados: você verá que a equipe vai trabalhar muito melhor!