Todo mundo quer soluções criativas em design. O design é um conceito cada vez mais amplo. Além de se referir à criação de formas e cores para marcas e anúncios (design gráfico), ou espaços arquitetônicos (design de interiores) e outros, o design também permeia as estratégias das marcas e empresas. Aqui na ISSOaí Design, temos o Design Estratégico como um dos serviços prestados. As táticas deste conceito de trabalho são baseadas em uma “base de pensamento” que chamamos de Design Thinking.
Mas não adianta citar tantos conceitos assim sem olhar para a prática! Por isso, hoje vamos falar sobre algumas soluções criativas, ideias e mudanças feitas por empresas e marcas famosas.
Assim, você pode entender um pouco melhor sobre a prática, e obter ideias para a sua empresa!
A antiga marca Dunkin’ Donuts passou por um rebranding no mundo todo em 2018, e passou a se chamar apenas Dunkin’. A rede de cafeterias com os famosos doces decidiu abrir possibilidades para diversos tipos de produtos, indo além das “rosquinhas”. A rede antiga já esteve em diversos estados no Brasil, e após ser encerrada, voltou em 2015 com lojas no Distrito Federal e Goiás, com promessas de ampliação.
Repare que a decisão criativa foi manter a mesma fonte e as mesmas letras. Parece “pouca” criatividade, mas a simples escolha do Design Estratégico em não mudar muito passa pela ideia de manter o público com a mesma conexão que já tinha com a marca. Muitas vezes, a simplicidade é a melhor forma de fazer uma mudança.
O processo de rebranding da antiga rede Pontofrio é um ótimo exemplo entre as soluções criativas do design. A antiga rede, cujo nome se originou a partir de uma marca de refrigeradores americana (da qual a loja era representante), passou por uma mudança drástica em 2021.
Além de abrir mão do pinguim como mascote (embora mantenha referência a ele na nova marca), a Ponto ainda ganhou cores e estilo que conversam mais com o público jovem e o mercado digital.
A criação de novos produtos também é uma possibilidade de soluções do Design Estratégico. Afinal, ela passa pela ideia de soluções criativas que visam melhorar a vida do consumidor a partir de problemas detectados no público. Neste caso, a empresa de calçados veganos buscava aumentar o faturamento diante das perdas causadas pela pandemia de Covid-19.
Ao verificar que os clientes estavam fazendo isolamento social e não saíam de casa, a marca criou uma mistura de chinelos com pantufas (as chitufas), que tiveram um alto índice de vendas no momento do lançamento.
Um dos laboratórios mais famosos do mundo ganhou ainda mais peso quando desenvolveu uma das principais vacinas usadas no combate a uma emergência global sem precedentes. “Estamos abrindo a pílula para revelar nosso verdadeiro DNA”, diz a chamada (em inglês) que mostra a mudança de logo da marca.
A empresa, além de modernizar a marca, mudou a chave do seu símbolo: em vez de “produzir remédios” (já que o logo anterior era um comprimido), a solução criativa foi mostrar um símbolo que remete ao estudo da ciência (e também ao RNA, elemento crucial de sua vacina).
O que achou destas soluções criativas em design?
Há 10 anos no mercado, a ISSOaí já ajudou mais de 400 clientes a atingirem suas metas e sonhos. Atuamos em todo o Brasil e países como EUA, Portugal, Itália, Austrália e Angola.
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