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3 medidas do Marketing Digital para aumentar as vendas no fim do ano

17/11/23

Fim do ano significa Black Friday e Natal para quase todos os vendedores. E você certamente vai querer usar o Marketing Digital para aumentar as vendas!

Afinal, seja a sua loja online, seja ela física, o número de interessados nos seus produtos tende a aumentar – e faz-se necessário acompanhar essa demanda. Além das promoções típicas da Ação de Graças que emprestamos dos americanos, o Papai Noel vem logo no mês seguinte, junto do 13º salário do trabalhador, que estimula a economia.

Na ISSOaí, podemos citar algumas medidas importantes do Marketing Digital para aumentar as vendas.

Confira!

1- Relatórios de performance

Se você tem relatórios de performance para analisar visitas ao site, acessos às redes, entre muitos outros, você certamente vai poder coletar insights fundamentais para melhorar suas estratégias de marketing. Campanhas, táticas e estratégias específicas já realizadas podem mostrar o que dá certo nas suas redes sociais, por exemplo.

Além disso, é por meio da avaliação dos relatórios de performance que podemos analisar o desempenho do funil de vendas, melhorando as etapas onde ocorre mais perda de clientes. Por exemplo: se há redução de cliques no site de conteúdo, talvez seja necessário criar mais elementos de call-to-action. Se for no momento da venda em si, talvez alguma promoção ou envio de e-mail com ofertas possa fazer a diferença. Essa análise dos relatórios fornece visibilidade sobre o desempenho das campanhas e ainda oferece oportunidades contínuas de otimização.

2- Conteúdo relevante

Tudo bem: nós sabemos que a produção de conteúdo relevante, dentro da ideia do marketing digital para aumentar vendas, é algo que traz resultados em um prazo mais longo. Agora, “em cima da hora” para o fim do ano, buscar engajamento do público ou construção da autoridade, pode não ser o melhor caminho. O mesmo pode ser dito sobre o aumento dos resultados nas buscas por estratégias de SEO.

No entanto, existe uma forma bem interessante de fazer com que o conteúdo traga resultados mais rápidos: a nutrição de leads! Ao fornecer informações úteis ao longo do ciclo de compra, você mantém os leads engajados e os orienta até o momento da decisão de compra. Isso pode ser feito por meio de newsletters, e-books, webinars, entre outros. Então, que tal criar uma newsletters para os leads da sua lista? Você pode fornecer algum conteúdo específico que estimule a compra dos seus produtos, e pode até mesmo citar as datas, como Natal e Black Friday.

Depois, esse conteúdo ainda vai ajudar a sua marca a gerar tráfego qualificado e reter clientes, que são importantes resultados do marketing de conteúdo.

3- Otimização do site

A otimização do site da marca ou loja online é crucial para diversas coisas: melhorar a visibilidade nos motores de busca, proporcionar melhor experiência ao usuário e, consequentemente, aumentar o tráfego e as conversões.

Dentre as atitudes que ajudam a otimizar um site de forma rápida, estão a melhoria da velocidade e da responsividade móvel, algo possível após uma análise da rapidez do site e do design para smartphones. Você pode melhorar a usabilidade do site também por meio de melhorias na segurança: certifique-se de que seu site seja seguro, especialmente se você estiver lidando com informações sensíveis dos clientes, e use HTTPS para criptografar a comunicação entre o navegador do usuário e o servidor.

Outra maneira mais rápida de melhorar a experiência do usuário e, portanto, otimizar o funcionamento do site, é integrando botões de compartilhamento social nas redes, utilizando o máximo possível de meios de acesso ao site e às páginas de venda.